BILHETAGEM ELETRÔNICA
O que é?
A Bilhetagem Eletrônica é um sistema que revolucionou a vida do passageiro que utiliza o sistema de transporte coletivo da cidade de Guarapari, nomeada como GUARACARD. Os vales de papel foram substituídos por cartões magnéticos dotados de um chip de memória, que armazena os créditos equivalentes ao número de passagens que o usuário tem à sua disposição.
Como funciona?
O sistema é muito simples. Ao passar pela roleta, o passageiro aproxima seu cartão de um aparelho eletrônico instalado próximo A CATRACA. Esse aparelho — o Validador — desconta uma viagem do cartão e libera a roleta para que o passageiro prossiga seu trajeto. Pelo Validador, o usuário do cartão poderá acompanhar a utilização de seus créditos. Quem embarcar sem o cartão, por sua vez, poderá pagar em dinheiro.
Quais as vantagens?
Uma das vantagens da bilhetagem eletrônica é a praticidade. O sistema torna mais fácil o embarque, descomplicando a vida dos passageiros, que não precisam mais aguardar pelo troco. Assim, a passagem pela roleta é mais veloz, e os tempos de viagens são reduzidos. Outra vantagem é a segurança, pois o passageiro poderá bloquear seu cartão em caso de perda ou roubo.
Quais são os cartões?
Atualmente, a Expresso Lorenzutti é responsável pela emissão de quatro tipos de
cartões GUARACARD, feitos especialmente para públicos distintos que utilizam o
sistema de transporte metropolitano. São eles:
• Vale-transporte: é usado por trabalhadores e deverá ser solicitado pelo
empregador, pessoa física ou jurídica.
•
Estudante: É um benefício concedido mediante aprovação de CADASTRO.
• Popular:
é usado por todo usuário que paga a passagem em dinheiro e queira ter a comodidade de utilizar o cartão
recarregável.
• Cartão Gratuidade: É usado por quem tem mais de 60 anos e Pessoas com
deficiência. Com esse cartão, terá direito à gratuidade no Município de Guarapari
e ainda poderá transpor a roleta e utilizar assentos disponíveis na parte traseira do
veículo.
Como bloquear o cartão Vale Transporte?
O RH de sua empresa pelo site, através de seu usuário de acesso, Importante: O usuário que tiver o cartão Vale Transporte extraviado, perdido ou roubado deverá solicitar a segunda via o mais rápido possível ao seu RH para o mesmo em seguida fazer o bloqueio. Com esse procedimento, não há risco de uso indevido dos créditos existentes no cartão. Lembrado que o prazo para confecção da segunda via é até três dias úteis e na retirada do seu cartão 2º via deverá ser paga uma taxa 10 vezes o valor da tarifa vigente por cartão.
Onde e como retirar a segunda via do Cartão Vale Transporte?
A retirada do cartão segunda via será feita no PONTO DE VENDA SITUADO NA RUA JOSÉ ALCÂNTARA BOURGUINON, 90, LOJA 30/31 – SUBSOLO DO EXTRACENTER - MUQUIÇABA – GUARAPARI – ES. Para isso, o empregado deverá apresentar autorização emitida pela empresa. É necessário que o empregado, ou quem a empresa delegar, apresente autorização emitida com essa finalidade assinada pelo empregador ou representante, juntamente com documentos de identidade. Além disso, é preciso pagar uma taxa 10 vezes o valor da tarifa vigente por cartão. O prazo para confecção do cartão é de até sete dias úteis. Informação importante: O cartão solicitado, seja primeira ou segunda via, ficará disponível para retirada num prazo máximo de 90 dias. Após esse prazo, será apagado sendo necessária uma nova solicitação.
O que fazer quando o usuário do Cartão Vale Transporte for desligado da empresa?
A empresa empregadora através de seu usuário de acesso, poderá acessar o site da Expresso Lorenzutti –
www.guaracard.com.br renomear o cartão do funcionário que foi desligado, preenchendo com os novos dados
do novo funcionário que vai reutilizar o Cartão Vale Transporte, para isso basta acessar:
•
Cadastro;
• Usuário;
• Preencher algum dos campos que contem (*) para localizar o cadastro;
•
Substituir os dados já digitados pelos novos dados;
• Gravar.
Não clicar no campo
(Limpar)
Como bloquear o cartão Popular?
Ligando para o SAC – (27) 99886-7375
ou indo pessoalmente no GUICHÊ DE VENDA SITUADO NA RUA JOSÉ ALCÂNTARA
BOURGUINON, 90, LOJA 30/31 – SUBSOLO DO EXTRACENTER - MUQUIÇABA – GUARAPARI –
ES.
Importante: O usuário que tiver o Cartão Popular extraviado, perdido ou roubado
deverá primeiramente solicitar o mais rápido possível o bloqueio antes de fazer a solicitação da 2ª via.
Com esse procedimento, não há risco de uso indevido dos créditos existentes no cartão. A segunda via do
Cartão Popular poderá ser solicitada indo pessoalmente no GUICHÊ DE VENDA SITUADO NA RUA JOSÉ ALCÂNTARA
BOURGUINON, 90, LOJA 30/31 – SUBSOLO DO EXTRACENTER - MUQUIÇABA – GUARAPARI – ES , deverá apresentar
documento de Identidade e CPF, pagar uma taxa no valor de 10 vezes o valor da tarifa vigente, e a
confecção da segunda via do cartão é de até sete dias úteis.
Onde e como retirar a segunda via do Cartão Popular?
A retirada da segunda via do Cartão Popular será feita no PONTO DE VENDA SITUADO NA RUA JOSÉ ALCÂNTARA BOURGUINON, 90, LOJA 30/31 – SUBSOLO DO EXTRACENTER - MUQUIÇABA – GUARAPARI – ES. Para isso deverá o titular do cartão apresentar identidade e CPF, lembrando que a confecção da segunda via do cartão é de até três dias úteis. Informação Importante: O cartão solicitado, seja primeira ou segunda via, ficará disponível para retirada num prazo máximo de 90 dias. Após esse prazo, será apagado sendo necessária uma nova solicitação.
Como bloquear o cartão Estudante?
Pelo Aplicativo SI.GO ou indo pessoalmente no PONTO DE VENDA SITUADO NA
RUA JOSÉ ALCÂNTARA BOURGUINON, 90, LOJA 30/31 – SUBSOLO DO
EXTRACENTER - MUQUIÇABA – GUARAPARI – ES.
Importante: O usuário que tiver o cartão Estudante: extraviado, perdido ou roubado deverá
solicitar o bloqueio o mais rápido possível antes de fazer a solicitação da 2ª via.
Com esse procedimento, não há risco de uso indevido dos créditos existentes no
cartão. A solicitação da segunda via e a sua retirada do cartão Estudante é feita
apenas através nosso PONTO DE VENDA, localizado NA RUA JOSÉ ALCÂNTARA
BOURGUINON, 90, LOJA 30/31 – SUBSOLO DO EXTRACENTER - MUQUIÇABA –
GUARAPARI – ES. Para toda e qualquer segunda via, será preciso apresentar
documentos de identidade e CPF, BOLETIM DE OCORRÊNCIA REGISTRADO NA
DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL, e pagar uma taxa no valor de 10 vezes o valor da
tarifa vigente, no ato da solicitação da segunda Via. O prazo para a confecção do
cartão é de até sete dias úteis.
Onde ficam os Postos de Atendimento ?
GUICHÊ DE VENDA SITUADO NA RUA JOSÉ ALCÂNTARA BOURGUINON, 90, LOJA 30/31 – SUBSOLO DO EXTRACENTER - MUQUIÇABA – GUARAPARI – ES.
Em caso de cartão danificado, quais as providências a serem tomadas?
O cartão que sofrer qualquer dano técnico e deixar de funcionar corretamente deverá ser apresentado à Expresso Lorenzutti. Se o cartão possuir problemas técnicos internos, ele será prontamente trocado por outro, sem nenhum custo para o seu portador. Se houver sinais de vandalismo ou descuido, será cobrada uma taxa de emissão de segunda via. Por isso, evite colocar o seu cartão em locais de exposição ao calor, gordura ou em contato com a água e clipes.
Quais os cuidados necessários com os cartões?
• Não dobrar, perfurar nem grampear o cartão;
• Não molhar;
• Não expor o cartão ao sol, calor ou
a produtos químicos;
• Não colar adesivos, nem plastificar;
• Nunca emprestar seu cartão a
terceiros;
• Lembre-se de que um cartão bem conservado e utilizado corretamente evita erros de
leitura.
Qual o risco do cartão ser falsificado?
A fraude por clonagem ou por falsificação é inviável em razão dos avançados conceitos de segurança que são empregados na sua fabricação.
A aquisição do cartão é obrigatória para os passageiros que não utilizam vale-transporte e passe escolar?
Não. O cidadão comum poderá optar por pagar em dinheiro a sua passagem. Devemos salientar que não haverá custo para nenhum usuário com a substituição dos passes ou vales de papel pelos cartões.
Como o passageiro poderá acompanhar os créditos que restam no cartão?
Ao apresentar o cartão ao Validador, o passageiro recebe a informação sobre a tarifa cobrada naquela linha e a quantidade de créditos restante. Todas essas informações são apresentadas pelo visor do aparelho.
O cartão Estudante que ficou mais de 3 meses sem uso pode ser utilizado? E quais as providências a serem tomadas?
O cartão eletrônico estudante que não for utilizado pelo prazo de 3 meses é considerado inativo e não irá liberar a catraca nos ônibus. O interessado deverá proceder a sua liberação comparecendo na sede da empresa, portando o cartão para análise do ocorrido. Os créditos remanescentes (quando houver) não são perdidos e podem ser utilizados após a liberação do cartão.
O cartão Vale Transporte que ficou mais de 6 meses sem uso pode ser utilizado? E quais as providências a serem tomadas?
O cartão eletrônico Vale Transporte que não for utilizado pelo prazo de 6 meses é considerado inativo e não irá liberar a catraca nos ônibus. O interessado deverá proceder a sua liberação comparecendo na sede da empresa, portando o cartão para análise do ocorrido. Os créditos remanescentes (quando houver) não são perdidos e podem ser utilizados após a liberação do cartão.
Valor da Passagem Estudante?
O estudante paga meia passagem, podem fazer uma recarga máxima de 50 passagens por mês.Posso emprestar meu cartão estudante/idoso/Gratuidade para outra pessoa?
Não, o cartão é de uso pessoal e intransferível.O meu cartão tem validade?
Estudante é necessário realizar o recadastramento a cada semestre através do App SI.GO para continua realizando a recarrega, o saldo que tiver pode ser utilizado normalmente.Idoso vence sempre no dia do aniversário, Podendo realizar a renovação de 15 a 30 dias antes da data do aniversario para evitar ter o cartão bloqueado. Deficiente, a data de vencimento vem impressa no cartão, lembre-se sempre de realizar a renovação de seu cartão de 1 a 2 meses antes do vencimento.
Cancelamento de Boleto empresa?
Enviar para o nosso e-mail guaracard@guaracard.com.br o Número do pedido/valor/CNPJ e Razão social solicitando o cancelamento do boleto. Após o cancelamento receberá o retorno via e-mail.Aceita pagamento em cartão crédito ou débito no posto de atendimento?
Não, no momento aceitamos pagamento em dinheiro(espécie) ou via PIX.Meu cartão ao passar está apresentando bloqueado, como proceder?
Estudante/Idoso/Gratuidade se dirigir ao ponto de venda com o cartão para verificar qual o problema.Vale Transporte; O cartão foi bloqueado a pedido da empresa a qual o mesmo pertence.